Onde essa foto foi tirada?
Essa foto foi tirada em uma pizzaria, chamado "Pizzaria Mirante", em Goiânia. É um local que oferece uma vista inigualável da cidade.
Que hora do dia?
Inicio da noite, por volta de 19:00h. 
O que pode ser dito sobre a iluminação?
Para esse tipo de fotografia o horário é importante para que se possa tem alguma luz no céu. Um pouco mais tarde e não haveria cor, reduzindo assim o interesse na imagem.
Que equipamento foi usado? (Câmera, lente, Tripé?, flash?, outra coisa?)
Canon EOS REBEL T5i, Canon EF-S55-250mm f/4-5.6 IS STM, tripé Manfroto Action.
Qual a configuração da câmera utilizada nessa foto?
Abertura do diafragma: f/11
Velocidade do obturador: 45s
Sensibilidade ISO: 100
No caso dessa imagem a abertura de f/11 tem dois propósitos, criar um efeito "starburst" nos pontos de luz mas principalmente reduzir a entrada de luz criando uma exposição mais longa. O mesmo vale para a sensibilidade ISO minima para reduzir a quantidade de ruido na imagem.
Qual a inspiração para essa foto?
Sempre foi um sonho capturar um raio.
Foi feito algum pós-processamento? Qual!
Como a imagem foi capturada em raw um pós processamento é sempre necessário. Nesse caso foi feito uma correção de balanco de branco. As luzes predominantes em Goiânia são de vapor de mercúrio isso causa um desvio nas cores para o lado do laranja e esse desvio pode de ser corrigido. Alem disso ajustes de cores e contrastes foram feitas.

Conselhos para fazer uma foto parecida.
O item principal dessa fotografia é o planejamento e a preparação. Conhecer a dinâmica do tempo e saber de que direção vem as tempestades é fundamental. De posse dessa informação você pode escolher um local que ofereça uma boa vista desse ponto. Tudo isso deve ser planejado com antecedência assim como as técnicas a serem usadas devem ser antecedência. 
Uma vez o ponto escolhido é questão de esperar que uma tempestade ocorra. No meu caso, ao sair do trabalho percebi uma tempestade entrando, então me desloquei até o ponto que havia escolhido. Montei meu equipamento apontando para a tempestade e preparei uma exposição de 45 segundos que foi sendo repetida com um intervalômetro.
Alguma dúvida, quer saber mais alguma coisa?
Me mande uma pergunta
Enviar
OiJá já te responto.Obrigado

You may also like

Back to Top